sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Não ao Tabaco!!!

A uns 5 anos atrás deixei de fumar!!! Fumava cerca de dois maços por dia. Quando deixei de fumar não o fiz por obrigação mas porque decidi. A uns anos que andava a pensar nisso mas sentia que não era capaz. Pensava que estava tão viciado que não conseguiria passar sem fumar. Cheguei ao ponto de não conseguir dormir se quando me deitava não tinha cigarros. Pensava que me podia dar vontade a meio da noite e que teria que ir comprar a qualquer lado. Como já me tinha acontecido. Uma vez acordei a meio da noite e não tinha cigarros. A vontade era tão grande que tive que ir comprar tabaco. Como não tinha carro na altura telefonei para o serviço de táxis. Aguardei desesperado cerca de meia hora pelo táxi. Após a sua chegada fui a uma bomba de gasolina que estava de serviço e comprei os desejados cigarros. Pedi ao taxista que aguardasse para poder fumar o meu cigarro. Depois de fumar fui para casa. Quando cheguei a casa paguei o táxi. Foram perto 1000 Escudos (Pois isto passou-se ainda na altura do escudo e ainda não se sonhava com os euros). Mais o maço que me custou 150 escudos. Na altura isto era muito dinheiro para mim, pois não trabalhava. E só tinha o dinheiro que os meus Pais me davam. Quando estava doente, constipado, engripado, fosse o que fosse continuava a fumar. As vezes parecia que fumava ainda mais!!!

Quando deixei de fumar estava a acabar de curar uma valente gripe. Estava a trabalhar, eram 18:00 horas, puxei de um cigarro e tentei acender, mas tossia que nem um tuberculoso, mesmo assim acendi o cigarro, dei uma passa e tossi mais ainda, dei segunda passa e voltei a tossir, parecia que os pulmões ião saltar pela boca!!! Ainda dei uma terceira passa mas depois apaguei o cigarro e disse que ia parar de fumar durante um bocado.

As 20:00 horas sai do escritório e pensei vou fumar quando sair do edifício, quando sai do edifício como vinha com a mala do Portátil mais uma pasta pensei, acendo o cigarro quando chegar ao carro. Quando cheguei ao carro pensei, acendo o cigarro quando entrar na a Auto Estrada. Mas quando lá cheguei decidi que só iria fumar quando chegasse a casa. Tinha que dar um descanso aos pulmões.
Quando cheguei a casa decidi que só fumava depois de Jantar. Mas acabei por pensar não fumar ao jantar e decidi que só fumava quando fosse para me deitar. Também não fumei antes de me deitar. Decidi passar a noite limpa. Assim no outro dia já poderia voltar a fumar. E assim foi durante dois dias, andei a protelar aquele cigarro.

Ao terceiro dia decidi que ia deixar de fumar. Fiquei louco, só pensava em tabaco!!! Andei assim durante mais quatro dias. Ao sétimo dia de ter parado de fumar estava num estado de nervos desgraçado. O sétimo dia foi brutal mas também foi o dia decisivo. Se tivesse fumado teria voltado ao que era. Teria voltado a fumar dois maços por dia.

Ao fim de uma semana de ter parado de fumar sentia a diferença de sentir os aromas das comidas, o paladar das comidas era diferente, era melhor. Comecei a senti-me menos cansado.

Quando tinha duas semanas que não fumava fiz o teste final à minha força de vontade. Cravei um cigarro Só o consegui acender e dar 2 passas. Fiquei mal disposto. Talvez a sorte foi porque eu fumava Golden American e o Cigarro que fumei era Malboro Vermelho. Ainda que quando fumava, à falta do Golden American normalmente marchava o Malboro. Mas o que é certo é que não gostei e desde dessa data nunca mais voltei a fumar.

Nota: Para aqueles de vós que possam estar a pensar em parar de fumar lembrem-se que tem que ser como uma caminhada, um passo de cada vez. Quando as coisas ficarem difíceis procurem apoio em quem já deixou de fumar ou nunca fumou. Pensem "é só mais um bocadinho", "é só mais uma hora".

Após as primeiras 24 horas acabou o vício físico, só fica o Psicológico. Ao fim do primeiro dia o nosso corpo deixa de sentir a necessidade da nicotina. A nossa mente é que nos engana. Ao fim de uns dias temos que acabar com os maus hábitos. O velho habito de quando se bebe um café fuma-se um cigarro. Quando estou no trânsito fumo um cigarro porque me acalma. Este tipo de maus hábitos têm que ser erradicados.

Só assim se consegue deixar de fumar.

Pensem na foto a seguir e digam não ao Tabaco!!!

Photobucket - Video and Image Hosting

Abreijos

Tesuras

4 comentários:

Serenity disse...

Sei pelo que passaste! Deixei de fumar à 14 anos e tal e foi muito difícil, o terceiro dia foi o pior. Fumava 3 maços de cigarros por dia o que era péssimo, devia de ser muito difícil para os outros aguentarem com o cheiro a tabaco que eu tinha. Depois tive uma recaída, e passei a fumar 1 cigarro por dia, isto foi à 8 anos atrás mas rapidamente deixei de fumar porque até eu me achei ridícula.
Parabéns por não fumares.

Cerejinha disse...

Boa!!!
Sois os meus herois!!!
Deixar de fumar é dificílimo. Também já passei por isso, vou contar como deixei:

Tive um acidente, fraturei o maxilar(entre outras coisas)fiquei de boca trancada durante uns tempos numa enfermaria de hospital, logo... nem me lembrei mais do tabaco. Como podem ver há muitas maneiras de deixar de fumar.
Agora fáceis, não há nenhuma.

Tesuras disse...

Oi Cerejinha,

Fazia tempo que não escrevias nada por aqui. Tenho muitas saudades dos nossos tempos do Fórum...

Quanto ao deixar de fumar, facil não é mas também não é impossível!!!
Se tantos, como nós, deixam de fumar. As vezes parece que as pessoas têm preguiça. Porque o dizer que se sofre muito não serve de desculpa!!! Todos nós sofremos de uma maneira ou de outra para obter a maior parte das coisas que vamos adquirindo ao longo da nossa vida. Temos que sofrer a aturar Pais, e Familiares em casa, Auxiliares e professores na escola, chefes e patrões no trabalho. Portanto deixar de fumar só se sofre durante um período curto de tempo. Não vejo razão para não deixar de fumar. É tudo uma questão de querer realmente!!!

Abreijos.

Tesuras

BiChOs Do MaTo disse...

Parabéns por teres deixado de fumar!!!!! Foi a tua sorte, não só pelos pulmões, mas também pelas coitadas das raparigas que te davam beijos. Boca a cheirar e a saber a cigarrito, belherc.
Deves ter certamente mais raparigas a darem-te grandes beijocas.
Beijocas Lara